Primeira Postagem


Olá! Bem vindos ao Blog de Eduardo França - WorkBook de Fotografia
Aqui vamos tratar de assuntos ligados a fotografia em geral.

Estas duas primeiras frases foram sugestões do Blogger. Resolvi deixá-las para me lembrar que já existem muitos blogs falando de fotografia na internet e que este é apenas mais um.

Há alguns anos, no início da minha primeira aula de um curso básico de fotografia, no momento em que fazia minha apresentação ao grupo, o professor me perguntou: “Você está aqui para ser um fotógrafo profissional ou para ser feliz?” Alguma coisa na pergunta me incomodou, embora eu não soubesse bem o que. Na hora respondi que desejava tornar-me um amador dedicado capaz de produzir consistentemente fotos que me agradassem. Entretanto, aquelas palavras ficaram gravadas na minha memória. Muitas vezes quando pensava em fotografia, elas me vinham a mente. Com o tempo descobri que o que incomodava era o antagonismo proposto pela pergunta, ou fotografar para “ser feliz”, sem preocupações maiores, ou ser profissional e fotografar e neste caso a felicidade estaria excluída. 
Com as voltas que a vida dá acabei por me aposentar e dedicar mais tempo a fotografia, hoje estou finalizando um curso profissional de fotografia e tenho a minha resposta. Não existe ser ou não ser feliz na fotografia, quem gosta de fotografia está sempre disposto a obter uma imagem, mesmo naquele local onde já se foi mil vezes, o fotógrafo acaba encontrando uma imagem diferente que traga surpresa e satisfação. 

A minha idéia é tratar este blog com um workbook, publicando tudo que achar que pode ser útil para alguém no aprendizado da fotografia, além de opiniões e histórias. Inicialmente as postagens serão feitas sem nenhuma organização, porém, a medida que os artigos forem se acumulando poderão, eventualmente,  ser agrupados por temas.

Meu nome é Eduardo França. Ao me aposentar, depois de 40 anos trabalhando com engenharia, resolvi “virar a chave” e dedicar os próximos 40 a fotografia. 

Vila Nova de Gaia, 25 de maio de 2021


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Caminho - Díptico

A “máquina” da minha sobrinha

Algumas perguntas para ajudar a refletir sobre fotografia